Feijoada à Transmontana

O sabor robusto do Norte de Portugal: um cozido tradicional com feijão e carnes fumadas, perfeito para dias frios.





Origem: Trás-os-Montes, Portugal — Um prato típico da região transmontana, famoso pela sua riqueza de carnes de porco (orelha, pé, entrecosto) e enchidos, cozidos lentamente com feijão encarnado. 🍲🇵🇹




A Feijoada à Transmontana é um ícone da gastronomia portuguesa, uma refeição completa e substancial. É tradicionalmente confecionada com feijão encarnado (embora por vezes se use o branco), e uma variedade de carnes salgadas e fumadas que lhe dão o sabor caraterístico. 🍖🔥

A chave para uma feijoada perfeita é o tempo de cozedura. É um prato que se faz sem pressas, permitindo que os sabores do **refogado** e das carnes se fundam lentamente com o feijão.

Sirva sempre bem quente, acompanhada de arroz branco e, tradicionalmente, couve cozida.




Enchidos e carnes de porco para a Feijoada
Tempo Total Rações Custo
3 horas (1h ativo + tempo de demolha) 6-8 Médio/Alto



Feijoada a servir em travessa de barro

Ingredientes 🥩

Ingrediente Quantidade
Feijão encarnado (seco) 500 g
Entrecosto de porco (costeletas) 300 g
Pé e orelha de porco (salgados) 1 de cada
Bacon ou toucinho 150 g
Chouriço de carne (enchido) 1 unidade
Morcela (enchido) 1 unidade
Cebola picada 1 grande
Dentes de alho 3
Tomate maduro (sem pele e sementes) 2
Azeite e sal q.b. (quanto baste)
Folha de louro 1

Elaboração 👩‍🍳

Paso 1: Demolhar e Cozer as Carnes e o Feijão

Na véspera, ponha o feijão de molho em água fria. Se usar pé e orelha salgados, deixe-os também de molho para dessalgar. No dia, coza o feijão com água e uma folha de louro, e coza as carnes salgadas em panelas separadas. Reserve o caldo de ambas as cozeduras.


Paso 2: Preparar o Refogado

Numa panela funda, faça o refogado: aqueça o azeite e aloure a cebola e o alho picados. Junte o bacon e o entrecosto cortados em cubos, deixando fritar um pouco. Adicione o tomate pelado e picado, e deixe cozinhar até o tomate estar desfeito, formando um bom molho.


Paso 3: Juntar o Feijão e as Carnes

Corte o pé, a orelha e o entrecosto cozidos em pedaços. Junte estas carnes ao refogado. Acrescente o feijão cozido e um pouco do seu caldo. Deixe apurar por cerca de 30 minutos em lume brando, mexendo ocasionalmente.


Paso 4: Adicionar os Enchidos e Finalizar

Corte o chouriço e a morcela em rodelas e adicione-os à feijoada nos últimos 15 minutos de cozedura para que não se desfaçam. Verifique o sal e, se necessário, adicione pimentão doce ou picante. O molho deve ser espesso. Sirva de imediato com arroz branco.


Conselho 💡

Para um sabor ainda mais intenso, utilize água de demolha das carnes salgadas (devidamente dessalgadas) em vez de água simples para a cozedura do feijão (coando sempre). Não se preocupe se o molho parecer líquido; ele engrossa à medida que arrefece.


Publicar un comentario

0 Comentarios